A TIM instituiu um comitê de criatividade que tem o objetivo de cocriar e gerar ideias disruptivas para a estratégia de comunicação da marca. A iniciativa busca fortalecer a empresa como culturalmente conectada e próxima do público, reunindo a alta liderança da companhia e profissionais externos de publicidade, design, mídias sociais e influenciadores.

O grupo, denominado Mesa Criativa, é formado por:

  • Liderança TIM: Alberto Griselli (CEO) e Marcos Lacerda, conhecido como MaLa (Vice-presidente de Marca & Comunicação). Auana Mattar (Chief Information Officer) e Vicente Ferreira (Vice-presidente de Investor Relations & Strategy) apoiam em frentes específicas.

  • Vozes Externas: Erh Ray (CEO e CCO da BETC Havas), Fred Gelli (CEO da Tátil Design), Carol Sampaio (Sócia-diretora da Stage Digital) e Fátima Pissarra (Fundadora da Mynd).

O vice-presidente MaLa enfatiza que o foco central do comitê é a ideia. Ele reforça que, “apesar de toda a tecnologia disponível para geração de eficiência, de precisão, o poder ainda está na ideia, na criatividade”, colocando a criatividade como prioridade na estratégia de comunicação da TIM.

Estrutura e primeiros debates do comitê

Os membros da Mesa Criativa realizarão encontros presenciais trimestrais para avaliar os resultados das iniciativas de marketing e comunicação passadas, além de planejar ações futuras. Para manter a relevância contínua, o grupo também fará trocas online frequentes.

Na primeira reunião, realizada no dia 8 de dezembro, o comitê discutiu o calendário estratégico para 2026. A pauta incluiu grandes eventos como a Copa do Mundo, as eleições nacionais e os patrocínios da marca a projetos de destaque, como o BBB 26 (na Globo), o festival Rock in Rio e o festival Psica, realizado em Belém do Pará.

A TIM apresentou três pilares conceituais para servir como “pontos de partida” para futuras comunicações: diversidade, tecnologia e conexão.

  • Diversidade: O case apresentado foi a Favela 5G, um projeto em parceria com a ONG Gerando Falcões, liderada por Edu Lyra.

  • Tecnologia e segurança: O exemplo trazido foi o Block Pin, um dispositivo lançado no Carnaval para bloquear o celular do usuário em caso de roubo e afastamento.

  • Conexão e cobertura: O destaque foi o lançamento do 5G na Antártica, expandindo a presença tecnológica da empresa na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Plataforma proprietária de creators e nova parceria

Com foco em fortalecer a estratégia de marketing de influência, a TIM anunciou o lançamento de uma plataforma proprietária de tecnologia para creators e UGCs (User-Generated Content) para o próximo ano.

A gestão desta plataforma ficará a cargo de uma joint venture (JV) recém-formada pelas agências Mynd e Stage Digital. A meta é que, até o final de 2026, a solução englobe pelo menos 50 mil creators, abrangendo desde micro e nanos até grandes influenciadores.

Marcos Lacerda, o MaLa, destacou o potencial da plataforma para reforçar a presença regional da TIM. “Sabemos da força regional que essa plataforma pode ter. A TIM quer falar de um jeito no Norte, diferente do Sul, diferente do Sudeste, diferente do Centro-Oeste. Queremos ter representantes de todos os estados do Brasil”, explicou.

A formação da joint venture entre Mynd e Stage Digital ocorreu após a TIM abrir um processo de concorrência para o atendimento de suas demandas de marketing de influência. A JV conquistou a conta em um processo que também teve a participação de agências como Spark, BR Media, Play9 e BrandLovers AI. O contrato prevê exclusividade para as duas agências.

Share.
Leave A Reply