A Suvinil, líder no mercado brasileiro de tintas decorativas com 35% de market share e reconhecida com o prêmio Folha Top of Mind em tintas de parede, anunciou a evolução de seu posicionamento de marca para “Suvinil Muda Tudo”. Essa nova abordagem traduz a crença da empresa de que a cor tem o poder de ir além da transformação das paredes, influenciando também o comportamento, o bem-estar e a cultura.
Renato Firmiano, diretor de marketing da companhia, explica que o novo posicionamento marca uma transição. Por anos, a Suvinil trabalhou a facilidade como um atributo central, atuando como uma auxiliadora no processo de pintura. “Trabalhamos nesses últimos anos falando que a pintura poderia ser um processo mais fácil, que poderíamos ajudar nesse processo”, comenta.
O momento atual, no entanto, pede uma mudança. O objetivo é “sair desse atributo que vínhamos trabalhando, que era mais funcional, facilitar essa jornada, para algo mais emocional, que conectasse todo o ecossistema”, revela o diretor.
Estratégia “fazer antes de falar” e conexão com o consumidor
Em vez de iniciar com uma grande campanha de lançamento focada no consumidor final, a Suvinil optou pela estratégia de “fazer antes de falar”, concentrando-se em ações com vendedores e pintores nos pontos de venda. A ativação do novo posicionamento começou no final do mês passado por meio de uma campanha de relacionamento com esses profissionais, batizada de “Jogar Junto Muda Tudo”.
A conexão massiva com o consumidor final teve início na quinta-feira, dia 23, com a revelação da Cor do Ano de 2026 em um evento para o mercado. O diretor Firmiano detalha que a escolha da cor é resultado de um longo trabalho: “Há 14 anos, fazemos um estudo de tendências que, obviamente, olha para comportamentos, para as relações, para o que está acontecendo no mundo. E traduzimos essas tendências em paleta de cores e em uma cor do ano especificamente”.
Tempestade e Cipó da Amazônia: as cores do ano 2026
Pela primeira vez, o estudo de tendências da Suvinil resultou em duas cores do ano: Tempestade e Cipó da Amazônia. Juntas, elas representam a dualidade inerente ao mundo contemporâneo.
A cor Tempestade, um rosa acinzentado, é um convite à introspecção e ao retorno ao “eu”. Por outro lado, Cipó da Amazônia, um verde mais amarelado e vibrante, simboliza a conexão com o coletivo.
“Essa dualidade que queremos trazer na Cor do Ano de 2026. Vamos viver dualidades, o mundo é isso, tem polarização, não adianta acreditarmos que vai ser um caminho linear, mas como a cor trabalha com isso”, argumenta o diretor.
Para 2026, os planos da Suvinil incluem expandir a percepção da marca para além da pintura, utilizando o poder transformador das cores para engajar até mesmo pessoas que não estejam planejando pintar. Firmiano adianta que a marca buscará conexões mais fortes com outras empresas do universo da cor, como as de decoração e arquitetura. Também estão previstos movimentos no ambiente urbano, com ações que devem ser intensificadas no próximo ano.
