Os brasileiros mantêm o entusiasmo para as compras da Black Friday, que este ano será no dia 28 de novembro. De acordo com a segunda rodada da pesquisa realizada pelo Google, 60% dos consumidores declararam que pretendem realizar alguma compra durante a data de descontos.
A maior parte dessa intenção de compra está concentrada em itens pessoais, como celulares, roupas, perfumes e calçados.
Intenção de compra se mantém estável
Em comparação com a rodada anterior da pesquisa, divulgada no final de agosto, a intenção de compra para a Black Friday no Brasil apresentou estabilidade: o índice passou de 61% para 60% dos consumidores com planos de adquirir algo na data.
Entre os consumidores que aguardam a Black Friday, a intenção é investir em 5,8 categorias de produtos diferentes, o que representa um aumento em relação ao ano anterior.
As categorias de produtos mais desejadas
O levantamento do Google indica que as quatro categorias de produtos mais citadas pelos consumidores para a Black Friday deste ano são:
- Celulares e perfumes: Ambos com 79% das intenções de compra.
- Roupas e acessórios, e calçados: Ambas com 78% das intenções.
Outros itens também se destacaram. Entre os eletroportáteis, o item mais procurado é a airfryer, com 51% das intenções. Já nos eletrodomésticos, o micro-ondas lidera as intenções de compra, sendo citado por 43% dos consumidores.
Preferências de pagamento e planejamento
A pesquisa também investigou como os brasileiros pretendem efetuar o pagamento de suas compras. O PIX é o método preferido, citado por 67% dos consumidores.
Para compras de maior valor, o cartão de crédito parcelado aparece como o meio de pagamento mais citado, com 60% das menções.
O Google ainda mapeou que 40% dos consumidores pretendem gastar mais neste ano do que na Black Friday de 2024. Além disso, 48% dos consumidores afirmam já estar se planejando e realizando pesquisas de preços para se preparar para a data.