O iFood e a Uber anunciaram uma nova fase de sua parceria, que teve início em maio, integrando seus serviços de mobilidade e delivery dentro de ambos os aplicativos. O principal objetivo dessa colaboração é simplificar a experiência dos usuários no Brasil.

Historicamente, a Uber já teve uma operação de delivery no país, o Uber Eats, que englobava entregas de restaurantes e supermercados. No entanto, o serviço foi descontinuado em março de 2022. Na época, a empresa alegou que focaria seus serviços de entrega apenas no Uber Flash, mantendo, claro, suas operações de transporte.

Já o iFood tem se posicionado como uma plataforma de conveniência multicategoria. A empresa destaca que, além do delivery de restaurantes, o aplicativo oferece frentes como mercado, farmácia, pet shop e shopping. Segundo o iFood, essas categorias registraram um crescimento de 50% em volume de pedidos e faturamento ao longo de 2024.

Lançamento em Belo Horizonte e expansão nacional

A capital mineira, Belo Horizonte, foi a primeira a receber a novidade a partir da última segunda-feira, 17. O público da cidade já pode solicitar viagens da Uber diretamente pelo aplicativo do iFood. Simultaneamente, a integração foi espelhada no aplicativo da Uber, que agora exibe uma aba dedicada ao iFood.

Belo Horizonte foi escolhida como cidade piloto por ser uma das operações mais relevantes para ambas as companhias. Os resultados e aprendizados obtidos nessa fase inicial guiarão a expansão, que avançará em dezembro para importantes capitais, como:

  • São Paulo

  • Rio de Janeiro

  • Brasília

  • Curitiba

  • Fortaleza

  • Recife

  • Porto Alegre

  • Salvador

A previsão é que a cobertura nacional da integração seja totalmente finalizada em janeiro de 2026.

Benefícios e programas de fidelidade unificados

Além da nova experiência de navegação e serviço dentro dos apps, iFood e Uber passarão a oferecer um plano de assinatura conjunto, que une os benefícios do Clube iFood e do Uber One.

Pelo valor de R$ 21,90 mensais, os assinantes terão acesso a vantagens combinadas, que incluem benefícios de delivery e mobilidade, como:

  • Cupons para restaurantes

  • Frete grátis em mercados e farmácias

  • Vantagens exclusivas

  • Créditos retornáveis em viagens da Uber

A união dos clubes de benefícios se apoia na relevância que esses programas têm nos negócios das empresas. No iFood, 60% dos pedidos são feitos por assinantes do clube, enquanto na Uber, os membros do Uber One utilizam o aplicativo três vezes mais do que os usuários não assinantes.

Como menos da metade da base de usuários participa de ambos os programas de fidelidade, as empresas enxergam na unificação da proposta de valor uma oportunidade significativa para ampliar o alcance e o engajamento de seus serviços.

O cenário competitivo do delivery no Brasil

O movimento de aproximação entre iFood e Uber ocorre em um momento de maior pressão competitiva no setor de delivery brasileiro. Em 2025, a categoria voltou a registrar a entrada de novos players e a reativação de operações, inaugurando um novo ciclo de disputa.

  • 99Food: A plataforma, controlada pela chinesa DiDi, retomou sua operação com um investimento de R$ 350 milhões para lançar o serviço no Rio de Janeiro e região metropolitana. Esse valor faz parte de um pacote maior de R$ 2 bilhões. A expansão faz parte de uma estratégia de construir um modelo de super app, que combina mobilidade (99), 99Pay e 99Food. A 99Food já opera em Goiânia e iniciará atividades em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, na Bahia. O plano prevê presença em cem cidades até meados de 2026, com foco em grandes centros e uso de municípios menores como ambientes de teste. A meta de longo prazo é levar o delivery para os 3,3 mil municípios onde a 99 já tem operações de mobilidade.

  • Keeta: Braço internacional da gigante chinesa Meituan, a Keeta iniciou sua operação piloto no final de outubro em Santos e São Vicente, no litoral paulista. A entrada da companhia inclui um investimento de R$ 5,6 bilhões até 2030 para expansão e consolidação. A empresa informou que cerca de 700 restaurantes estão cadastrados e dois mil entregadores passam por treinamento.

  • Rappi: A plataforma anunciou um plano de investimento de R$ 1,4 bilhão para os próximos três anos. O objetivo é dobrar sua base de restaurantes, passando de 30 mil para 60 mil ainda este ano. A estratégia inclui taxa zero para restaurantes por três anos (com cobrança de 3,5% de adquirência), além de incentivos a estabelecimentos que realizam entregas próprias ou operam via WhatsApp, canal que movimenta cerca de 130 milhões de pedidos.

Até o momento da publicação original, o iFood e a Uber não comentaram sobre como a integração se encaixa na estratégia de enfrentamento à disputa com os concorrentes, nem sobre os possíveis impactos da unificação dos programas de fidelidade nas projeções para 2026.

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