A Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira, 28, aqueceu o mercado de varejo, com muitos consumidores pesquisando e até comprando produtos antes mesmo do dia oficial das promoções. Duas grandes empresas, Google e Mercado Livre, trouxeram dados que revelam o comportamento e a intenção de compra dos consumidores brasileiros.

Categorias em alta no Google

O Google revelou as categorias de produtos que estão sendo mais pesquisadas pelos usuários na internet às vésperas da Black Friday. A liderança é da Moda, mostrando o grande interesse do público em renovar o guarda-roupa ou adquirir peças desejadas.

Na sequência, a lista de categorias mais pesquisadas inclui:

  • Casa e construção

  • Automotivo

  • Perfumaria

  • Informática

  • Móveis

  • Esportes e lazer

  • Eletrodomésticos

  • Telefonia

  • Papelaria

Pesquisas da big tech também indicam que os consumidores planejam comprar, em média, 5,8 categorias de produtos diferentes. O planejamento para a data é notável: em outubro, 60% dos usuários já afirmavam a intenção de fazer compras na Black Friday, e 40% indicavam a intenção de gastar mais do que no ano anterior.

Itens mais vendidos no Mercado Livre

O Mercado Livre, um dos maiores marketplaces do país, apresentou um panorama dos itens mais vendidos na última quinta-feira, 27, durante o período de pré-Black Friday. O destaque das vendas por categoria ficou para:

  • Eletrônicos

  • Eletrodomésticos

  • Ferramentas e construção

  • Automotivo

  • Casa e decoração

Quando se analisam os itens específicos mais vendidos em termos de valor, os destaques são:

  • Celulares

  • Televisores

  • Suplementos

  • Notebooks

  • Geladeiras

Já no que diz respeito ao volume de vendas, ou seja, a quantidade de itens vendidos, a varejista ressalta a alta procura por:

  • Roupas

  • Suplementos

  • Tênis

  • Produtos de beleza

  • Decorações de Natal

Meios de pagamento preferidos

O Mercado Pago, banco digital do grupo Mercado Livre, também compartilhou informações sobre como os clientes estão realizando os pagamentos. Na pré-Black Friday, o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais usado, sendo escolhido por metade dos consumidores. Em segundo lugar, o Pix demonstrou forte adesão, respondendo por 22% das transações efetuadas.

Share.
Leave A Reply