A Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira, 28, aqueceu o mercado de varejo, com muitos consumidores pesquisando e até comprando produtos antes mesmo do dia oficial das promoções. Duas grandes empresas, Google e Mercado Livre, trouxeram dados que revelam o comportamento e a intenção de compra dos consumidores brasileiros.
Categorias em alta no Google
O Google revelou as categorias de produtos que estão sendo mais pesquisadas pelos usuários na internet às vésperas da Black Friday. A liderança é da Moda, mostrando o grande interesse do público em renovar o guarda-roupa ou adquirir peças desejadas.
Na sequência, a lista de categorias mais pesquisadas inclui:
-
Casa e construção
-
Automotivo
-
Perfumaria
-
Informática
-
Móveis
-
Esportes e lazer
-
Eletrodomésticos
-
Telefonia
-
Papelaria
Pesquisas da big tech também indicam que os consumidores planejam comprar, em média, 5,8 categorias de produtos diferentes. O planejamento para a data é notável: em outubro, 60% dos usuários já afirmavam a intenção de fazer compras na Black Friday, e 40% indicavam a intenção de gastar mais do que no ano anterior.
Itens mais vendidos no Mercado Livre
O Mercado Livre, um dos maiores marketplaces do país, apresentou um panorama dos itens mais vendidos na última quinta-feira, 27, durante o período de pré-Black Friday. O destaque das vendas por categoria ficou para:
-
Eletrônicos
-
Eletrodomésticos
-
Ferramentas e construção
-
Automotivo
-
Casa e decoração
Quando se analisam os itens específicos mais vendidos em termos de valor, os destaques são:
-
Celulares
-
Televisores
-
Suplementos
-
Notebooks
-
Geladeiras
Já no que diz respeito ao volume de vendas, ou seja, a quantidade de itens vendidos, a varejista ressalta a alta procura por:
-
Roupas
-
Suplementos
-
Tênis
-
Produtos de beleza
-
Decorações de Natal
Meios de pagamento preferidos
O Mercado Pago, banco digital do grupo Mercado Livre, também compartilhou informações sobre como os clientes estão realizando os pagamentos. Na pré-Black Friday, o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais usado, sendo escolhido por metade dos consumidores. Em segundo lugar, o Pix demonstrou forte adesão, respondendo por 22% das transações efetuadas.