A Clear, marca de produtos para o couro cabeludo da Unilever, confirmou seu patrocínio às Copas do Mundo FIFA masculina de 2026 e feminina de 2027. Com o acordo, a Clear se une a outras marcas da multinacional de bens de consumo, como a Rexona, que também estarão presentes nos torneios. A edição feminina de 2027 será realizada no Brasil.

Esse investimento nos mundiais de futebol faz parte de um plano estratégico iniciado pela marca em 2018 para dar maior destaque à modalidade. No próximo ano, além da Copa do Mundo, a Clear dará continuidade ao seu terceiro ano de contrato de patrocínio com o Campeonato Paulista. A marca também tem forte presença através de seus embaixadores globais, que incluem os craques Cristiano Ronaldo (CR7), Erling Haaland e Vini Jr., além de patrocinar a equipe Funkbol Clube, que compete na Kings League.

Rayssa Suzuki, gerente de marketing da Clear, explica a escolha: “Clear está no território do esporte desde o início, tem link genuíno e conexão quase imediata. Continuaremos essa história falando sobre performance, mentalidade de campeão, com o slogan ‘cabeça fresca’, que é mais amplo no inglês. É um momento muito oportuno para conversar com o público no Brasil que tem essa ligação com o tema”. A executiva está em sua função atual há dois meses e há 15 anos na companhia.

Estratégia de comunicação e ativação no Brasil

O plano de comunicação para a Copa começará com uma nova campanha global, desenvolvida pela Ogilvy (WPP). O filme, que abordará temas como performance, autocuidado e autoconfiança, terá sua adaptação para o Brasil feita pelas agências A-lab e AON.

A estreia do comercial está prevista para março. Em seguida, a Clear implementará uma ação promocional com uma dinâmica diferenciada em relação às ações anteriores da empresa no País, em parceria com a agência Accuracy.

“Teremos um plano de ativação 360 para proporcionar diferentes experiências, com comunicação ativa. Queremos falar com o atual consumidor e com o restante que ainda não se conecta”, afirma Rayssa Suzuki. A gerente ressalta a oportunidade de mercado para a marca: “A marca tem uma oportunidade gigantesca nesse mercado de homens que não usam xampu masculino ou que usam outro tipo de produto. É um grande momento para se conectar e criar oportunidade para aumentar a penetração da categoria”.

O Brasil é o segundo maior mercado da Clear nesta categoria, ficando atrás apenas da China. Segundo a executiva, o investimento em marketing no País tem crescido desde 2024, impulsionando os resultados de awareness e faturamento. A marca prevê que “2026 será ano de maior investimento dos últimos cinco anos”.

Edições limitadas e produtos temáticos

A estratégia da Clear para as Copas inclui o lançamento de edições limitadas com a temática dos torneios. A marca já possui experiência com produtos especiais no segmento, como os lançados em parceria com Cristiano Ronaldo e Vini Jr. no futebol, e com Fallen nos esports.

Um exemplo bem-sucedido é o lançamento de setembro de 2024, o Clear Men Hidratação Campeã by Vini Jr. A gerente Rayssa Suzuki destaca a eficácia do produto: “É uma variante nova com hidratação. Continuamos com ele no portfólio. Tínhamos receio de canibalizar, mas se tornou uma variante 100% incremental”.

Presença global e o futebol feminino

A Copa do Mundo masculina de 2026 será sediada em Estados Unidos, Canadá e México. Nesses países, a Unilever, patrocinadora oficial da categoria personal care, estará ativando outras marcas, como Axe, Dove, Dove Men + Care e Degree.

O investimento no futebol feminino não é novidade para a Unilever. Em 2023, durante o mundial feminino na Austrália e Nova Zelândia, a patrocinadora esteve presente com Rexona, Dove, Lifebuoy e Lux.

A estratégia com a Copa masculina de 2026 terá continuidade em 2027, com o torneio feminino no Brasil. Antes disso, a Clear já vinha trabalhando o tema: em 2021, realizou uma promoção que levou consumidores para conhecer Cristiano Ronaldo e a rainha Marta. Em 2019, a marca promoveu um desafio envolvendo Fred, Marta e CR7, e, em 2018, já havia levado o influenciador Fred para conhecer seu ídolo CR7.

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